sábado, 28 de agosto de 2010
Crónica da Corrida em Santo Aleixo da Restauração
Uma vez mais a localidade alentejana de Santo Aleixo da Restauração, recebeu mais umas Festas da Tomina e integrada nestas realizou-se no passado dia 27 de Agosto uma corrida de touros à Portuguesa.
A noite estava quente e o público compareceu, preenchendo cerca de ¾ de casa, para ver lidar seis touros de Infante da Câmara pelos cavaleiros José Manuel Duarte, Sónia Matias e Marcelo Mendes, numa noite em que as pegas estavam a cargo dos Amadores de Moura, Safara e Póvoa de São Miguel.
Abriu a noite José Manuel Duarte, que não teve a noite que certamente desejaria. O seu primeiro touro era reservado e logo cedo procurou tábuas, Duarte baseou a sua lide em sortes cesgadas, deixando assim a ferragem da ordem. Na segunda lide, teve pela frente um touro que veio a mais. O cavaleiro escalabitano esteve regular, cravando a ferragem em sortes frontais, abrindo o quarteio no momento do ferro, no entanto com sortes mais cingidas a história talvez tenha sido diferente.
Sónia Matias, na primeira lide teve pela frente um touro algo reservado e que pedia sortes mais cingidas, no entanto a lide foi em crescendo culminando com um ferro de violino e outro de palmo. A segunda lide foi bem melhor e que valeu a Sónia o troféu para melhor lide. Sortes frontais e cingidas, resultaram em bons ferros perante um touro mais colaborador, culminando a lide com dois ferros de violino.
Completava o cartel o jovem Marcelo Mendes, que começou por lidar um touro que cumpriu e permitiu a Mendes estar a gosto, cravando bons ferros em sortes frontais, culminando a lide com um bom par de bandarilhas a duas mãos, numa lide que chegou facilmente ao público. A sua segunda lide teve mais adornos, mas ainda assim, Marcelo Mendes esteve em bom plano.
Para as pegas, estiveram três grupos de forcados da região, os Amadores de Moura, Safara e Póvoa de São Miguel. Pelos de Moura, foram caras Xavier Cortegano e Daniel Marques, que à sua terceira foi dobrado por Rui Ameixa, que concretizou à sua primeira. Pelos Amadores de Safara, foram solistas Fábio Caçador, à primeira (ganhando o troféu para a melhor pega) e Bruno Valente, à segunda. Pelos da Póvoa, pegaram Luis Gato, à segunda e Fábio Madeira, á primeira.
Relativamente aos touros, saíram à arena bem apresentados, exceptuando o primeiro touro, e na generalidade cumprindo.
O espectáculo foi dirigido pelo Sr. Nuno Nery.
Fonte: toureio.com
Marcadores:
corrida de toiros,
cronica,
gfa safara,
safara,
santo aleixo da restauraçao
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário